Estilísca do Som ou Fônica

Professora: Alessandra

Disciplina: Língua Portuguesa V – Estilística

Acadêmicas: Edna Bueno
e Joana da Paz

 

Estilísca do Som ou Fônica

 

Análise do poema abaixo segundo os conceitos de
Estilística Fônica:

 

 

Um Sonho

           
Eugênio de Castro             

 

Na messe, que enlouquece,
estremece a quermesse… 

O sol, o celestial girassol,
esmorece

E as cantilenas de serenos sons amenos   

Fogem fluidas, fluindo à fina flor dos fenos…

    

      As estrelas em seus
halos

      Brilham com brilhos
sinistros…

      Cornamusas e
crotalos,

 

             
Cítolas, cítaras, sistros,

      Soam suaves,
sonolentos,

      Sonolentos e suaves,

             
Em suaves,

      Suaves, lentos
lamentos

             
De acentos

             
Graves,

             
Suaves…

 

Flor! Enquanto na messe estremece a quermesse

E o sol, o celestial girassol esmorece,

Deixemos estes sons tão serenos e amenos,

Fujamos, Flor! À flor destes floridos fenos…

             

              
Soam vesperais as Vésperas…

              
Uns com brilhos de alabastros,

              
Outros louros como nêsperas,

              
No céu pardo ardem os astros…

 

Como aqui se está bem! Além freme a quermesse

– Não sentes em gemer dolente que esmorece?

São amantes delirantes que em amenos 

Beijos se beijam, Flor! À flor dos frescos fenos…

 

Teus lábios de cinábrio, entreabre-os! Da quermesse

O rumor amolece, esmaiece, esmorece…

Dá-me que eu beije os teus morenos e amenos

Peitos! Rolemos, Flor! à dos flóreos fenos…

 

Três da manhã. Desperto incerto… E essa quermesse

E a flor que sonho? e o sonho? Ah! Tudo isso
esmorece!

No meu quarto uma luz luz com lumes amenos,

Chora o vento lá fora, à flor dos flóreos fenos…

Análise

 

O poema um Sonho do poeta Eugênio de Castro, está
repleto de repetições fônicas do início ao fim. Na primeira estrofe, temos
vogais abertas (e), relacionadas à alegria. O que se pode observar nesta
primeira estrofe também é aliteração (repetição de sons consonantais, ss,
sibilante: messe, enlouquece e estremece – que apesar de ter a letra c, tem o
som de ss – a quermesse, o que podemos dizer que é de rima consoante em todo o
poema; l: sol, celestial, girassol, dando a idéia de fluência; f: fogem
fluidas, fluindo, fina, flor, fenos, conotando fuga e flutuação) bem como
assonância (repetição vocálica em sílabas tônicas, e – idéia de alegria -, o –
idéia de soturnidade, i – idéia de agudeza). Temos ainda, em qu
e cantilenas, serenos, amenos, som nasal; crase como em: enlouquece, estremece
(enlouquecestremece); sinalefa; estremece a (estremec
ia), encontro de
duas vogais que se transforma em uma semivogal.

 

 

Considerações Finais

 

           
Finalizamos nossa análise, enfatizando que todo o poema está constituído de repetições
fônicas como já dissemos anteriormente. Isto nos leva a seguinte conclusão, o
estudo da Estilística nos mostra o quando podemos aprender em se tratando dos
fenômenos da linguagem dentro do estilo de cada escritor.

 

 

Referência

 

MARTINS, Nilce
Sant’Anna. Introdução à estilística: a expressividade na língua portuguesa. 3º.
Ed. rcv. E aum. São Paulo: T. A. Queiroz: 2000 – (Biblioteca universitária de
língua e lingüística: v. 8)

______________________________________________________________________ 

francysgy@bol.com.br

french-e@hotmail.com

jp.smay@hotmail.com

 

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Sobre Da Paz

Tradutora formada no Curso Bacharelado em Letras Tradutor Francês/Português pelo Instituto de Ensino Superior do Amapá - IESAP Licenciatura Plena em Letras na Universidade Vale do Acaraú - UVA / AMAPÁ. Signo - áries Horóscopo chinês - Galo Meu aniversário - 27 de março.
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